terça-feira, 1 de setembro de 2009

Tubarão Baleia

à entrada de Chiquilá há um restaurante num primeiro andar, perguntem pelo Roberto que ele leva-vos a ver o tubarão Baleia!!!
Assim foi, com esta informação do brasuca, lá fomos nós, eu e os irmãos chilenos a caminho de Holbox para ver, nadar e apreciar aquele que é o maior peixe do Mundo.
ah é verdade, ahahahah en Tizimim uma cidade chiquitita perdemos-nos claro, viagem sem episódios deste não é viagem. depois de perguntarmos dezenas de vezes o caminha nada o sabia dizer até que apareceram dois policias de moto e viram que o carro era alugado (TURISTAS) já que o meu carocha não aguenta estas aventuras, e perguntaram-nos para onde queríamos ir. Holbox, ok sigam-nos. assim foi escoltados à modo presidencial lá saímos do emaranhado da cidade e lá chegamos à estrada que tínhamos de tomar.
"tudo derecho hijo" à boa maneira yucateca lá nos foi dada a indicação e ainda no meio de sorrisos incrédulos de toda aquela situação lá agradecemos e seguimos. o batedor da frente ahahahah

o batedor de trás, a segurança no seu melhor

chegamos a chuquilá o povo no continente onde se apanha o barco para a ilha de Holbox, lá fomos procurar o Roberto, não estava esperamos meia hora e lá apareceu. Discutiu-se preços programa e Hora e lá fomos para Holbox já com o programa do outro dia tratado.
nessa noite aconteceu algo de outro mundo. esquecendo me eu do champô, fui comprar um no povo, enquanto os irmãos ficaram na estalagem a descansar. ia eu sozinho no meio daquela gente toda que mais não era uma mistura de mexicanos e turistas estrangeros, numa ilha no golfo do México, pensando eu que poderia fazer tudo o que me desse na real gana que ninguém me conhecia até que aconteceu.
Portuga!!!! porra mas quem é terá um nome parecido com portuga??? perguntava eu.... segunda vês: Portuga!!!!! oi devo estar sonhar, estou a 8000kms de casa, a 300 de Sisal, numa ilha do golfo, ninguém me conhece porra!!! terceira vês: Portuga!!!!! Será possivel qué é mesmo para mim.... virei, lá vinha ela, a MAriana, uma rapariga da UNidade que estava lá a passar férias com a família... saludei e tal falamos um pouco combinamos encontrar-nos à noite e segui para o meu banho já com o champô na mão. mas aquela sensação não me saia da cabeça... já nem no meio do México numa ilhota sou desconhecido.....
ao outro dia à hora combinada lá fomos nós!!! uma hora de caminho pelo golfo a dentro i finalmente já com os olhos meios dormidos da viagem longa.... o sinal dado pelo capitão da lancha nos despertou.... eram dois, mas um não lhe gostou e lá foi embora, mas ficou um chegava para nos satisfazer, um animal de nove metros, relativamente "pequeno" por ali ficou a alimentar-se no Fitoplâncton que caracteriza esta zona de junção das agua ricas em nutrientes do golfo do México com as agua pobres e quentes do Caribe. não... é do caneco, nadar, com um bicho daqueles não mete medo mas impões respeito, então quando se está mesmo a frente de uma boquinha de metro e meio de largura, Sim sao mesmo metro e meio de boca que estiveram ali a menos de 2 metros de mim

na qual entraria sem o menor esforço, o coração bate forte, mas depois de ver que o "pequenote" estava ali para "varrer" a superfície do mar e que se estava bem a borrifar para mim, a coisa acalmou e pude tranquilamente viver o momento.
pequenino que me senti.... 1,68m ao pé de 9 metros de peixe.... até tinha medo das brânquias a abrirem porque lá cabia bem um pé meu....as marcas brancas na parte de cima da foto foram provocadas por um barco (infelizmente)

e nadar com o tubarão baleia.... não é nada fácil caraças, é imitar o Phelps na piscina, é dares o máximo que podes até o normal acontecer e o tubarão como se nada fosse deixar-te para trás como se de uma simples bolha de ar se trata-se... claro que o fixe era que frequentemente ele dava voltas e devido ao seu tamanho, uma curva para ele demorava MUITO mais tempo que tu e aí podias "ganhar terreno" e ficar um pouco mais de tempo com ele....
mas foi mais uma experiência para contar aos netos..... uma experiência estupi......... ahahha bem já sabem como é... há video que é o que estou a fazer nesta foto (tirado por Francisco Briseño) , e quando estiver online eu meto aqui o link

Sem comentários:

Enviar um comentário