terça-feira, 27 de outubro de 2009

Uma sandes....... resulta em uma libertação de tartarugas

Ora bem, começo a ver uns comentários de revolta contra as coisas buenas da minha vida. só para esclarecer!!!
NÃO TENHO CULPA!
ok agora contemos mais uma história. estava eu no centro de Sisal numa festinha até que o meu estômago começou a apelar por uma comidita!! lá fui eu a la tienda de Mex (o Homem mais "grande" de Sisal que trabalha na unidade, é mais uma daquelas pessoas que basicamente não tem profissão ou se a tem é, o faz tudo!!!) no centro da vila. lá chegado e recebido sempre com os sorrisos habituais e depois das brincadeiras do costume com a D. Gina (que belas Hamburguesas e Tortas), e enquanto esperava pela sandocha, o Mex recebe uma chamada para o telemóvel, ouviste portuga?? ah, o que, que se pasa?? olha é que estão a nascer as ultimas tortugas ali na praia, nos ninhos que a ECOSISAL têm lá. amanhã a noite vamos liberta las. queres vir?? não vale a pena dizer qual foi a minha resposta. ao outro dia lá estava eu a porta da tenda às sete da noite (1 da manhã em Portugal eheheh). lá fomos para uma zona menos suja da praia, porque nesta altura do ano a praia está cheia de sargassum, e ao som das palavras de uma das pessoas do governo de Yucatan, responsável por este programa, lá fomos nós apreciando e libertando aqueles animais. talvez um dia quando eu estiver em minha casa à lareira a contar estas mesmas histórias aos meu netos, uma destas tartarugas esteja a vir até à praia de Sisal,para mais uma desova!!!!!
Dados: La tortuga carey, Eretmochelys imbricata, se liberta à noite para impedir a predação pelas aves, maior factor de mortalidade nesta fase de sua vida, já que em adultas o maior predador somos nós humanos!!! pesca directa (para consumo) e pesca indirecta (presas nas redes).Bonitas ah!!!Vai amiguita vai..... até um dia...Una bela tortuga en belas manos!!! (não são minhas)
que tenham uma vida estupidamente feliz!!!! que os meus anos de vida sejam as vossas dezenas de vida!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário